18 meses de Mariana

Mari na festa junina da escola - 11/06/16

Mari na festa junina da escola – 11/06/16

Ontem a Mariana completou 1 ano e meio de vida. Nesse último mês parece que ela deu um salto de desenvolvimento! Vamos lá para as anotações da fase da pequena:

  • Faz o tipo magrinha. Quando tiro todas as camadas de roupa eu fico impressionada com a ausência de dobrinhas, com a finurinha dos braços e perninhas. Parece mesmo que não puxou meu tipo físico! rsrsrs Está com um pouco mais que 10kg e 83 cm. A curva do comprimento dela sempre foi a curva mais alta, a do peso sempre na média. Tudo saudável e dentro do esperado.
  • O cabelo dela está um pouquinho mais claro agora e crescendo bastante. Liso em cima e na frente, cacheado na parte de trás. Uma fofura! Adoro cuidar do cabelo dela e deixar os cachinhos bem definidos.
  • Ela se alimenta bem. No café da manhã pode mandar pra dentro uma banana inteira ou uma mexerica. Mais umas duas bolachinhas maizena ou um pedaço de pão. Além do leite materno à vontade. No almoço ela tem comido menos, feito uma bagunça no cadeirão. Voltou a jogar comida no chão quando está satisfeita. Ô mania que testa minha paciência, viu?! Na escola ela lancha e janta bem, segundo vem anotadinho na agenda dela. Ainda janta conosco ali pelas 20h. Tem dias em que ainda mata uma frutinha antes de dormir.
  • Continua não sendo grande fã de água. Muitas vezes eu ofereço e ela recusa, principalmente pela manhã.
  • Adora natureza, flores e animais. Um programa muito legal que fazemos em família é levar a Mari para escola à pé nos dias de sol. A gente vai caminhando, vendo as plantinhas da vizinhança e quando pintam cachorrinhos ou passarinhos, ela fica toda empolgada. Agora que o frio bateu aqui em Curitiba, temos ficado mais reclusos em casa.
  • Tem adorado brincar de boneca. Pega um lencinho umedecido, uma fralda de pano e arrasta o bebê dela pra todo lado. Leva pra escola, leva pro banho e ai de quem tentar pegar a boneca da mão dela! rsrsrsrs Também está fera nos brinquedos de encaixar formas. Quando o papai chega do trabalho esse é o passatempo preferido deles.
  • Gosta de música e de dançar, não importa o ritmo! Adora quando brincamos de ciranda com ela, ri alto quando a mamãe faz danças engraçadas.
  • Está começando a soltar a língua e tenta repetir o que a gente fala. Estão no vocabulário: mamãe, mamá, papai, papá, não, oi, vovó, bóra, bebê (é o modo como se refere à boneca dela). Aprendeu a acenar que sim com a cabeça e eu acho muito fofo quando ela faz. Geralmente ela sorri e faz um gesto bem grande, rsrsrs. Dá tchau para as pessoas na rua, chama os cachorrinhos com a mão, aponta os objetos que ela quer mas não alcança.
  • Está mais reclamona e teimosa. Reclama pra trocar fralda, se a gente nega colo pra ela, chora muito, chora alto e sentida. Se digo pra não mexer em algo ela ignora e segue em frente. Estamos lidando na base da conversa.

Estou tentando fazer registros constantes do crescimento e do desenvolvimento dela no meu instagram. Depois eu amo rever tudinho e morrer de saudade!