A primeira festa de aniversário: o Jardim da Mariana

Finalmente hoje estou escrevendo o post da festa da Mariana! É muito emocionante receber as fotos e ver cada pedacinho daquele dia que eu tanto planejei! Que mãe não sonha com a primeira festa do seu bebê?! Estou simplesmente apaixonada!

——————————————————————————————————————-

A decoração

Desde que eu comecei a planejar o aniversário da Mariana eu decidi que não queria uma festa com personagens. Afinal de contas, quando a Mari estiver maior, as festinhas vão ser de acordo com o gosto dela e provavelmente vão estar envolvidas muitas das figurinhas carimbadas dos desenhos animados favoritos. Então resolvi aproveitar que a pequena ainda não tem poder de decisão e fiz tudinho exatamente do meu gosto. Rsrsrs Muita gente fala que o primeiro aniversário da criança é mais para os pais e eu concordo.

Como a festa aconteceria em dezembro, decidi fazer um tema relacionado à primavera, com muitas flores e detalhes delicados. Comecei a procurar mesas para locação com o tema de Jardim. Foi meio frustrante para mim, pois tudo o que eu encontrava não me agradava: as cores, os bichos na mesa, as peças… Não encontrava nada vibrante e alegre como eu queria, tudo era pastel, tudo era provençal. Eu queria uma decoração com amarelo e rosa, com toques de verde e branco.

Decidi que eu mesma iria montar a mesa da festa, do meu jeito. Conversei com uma decoradora que logo de cara foi muito atenciosa e querida comigo, a Luanna. Combinamos que ela me alugaria duas mesas rústicas, os forros de mesa, faria o painel de fundo da festa e os balões. A festa seria no salão do meu prédio que já tem mobiliário e as louças (pratos, copos, talheres) inclusos na taxa de locação.

Escolhidos o tema, as cores e a mesa base, saí para procurar os itens de decoração. Eu já tinha algumas referências da internet e das minhas andanças pelo centro da cidade. Passei numa loja bem conhecida aqui de Curitiba, na Avenida Sete de Setembro, e vi tudo o que eu queria, anotei o preço de cada item que eu tinha gostado.

Mais tarde, em casa, eu e uma das madrinhas da Mari, a Fernanda (beijo, Fer!) desenhamos um esboço da mesa, um mapa, mostrando o espaço que cada objeto ficaria. Assim nós decidimos exatamente o que comprar e quanto comprar. Isso é fundamental para não sair por aí comprando que nem uma doida e estourar o orçamento. Rsrsrs

Pensa numa mulher alegre quando finalmente saiu da loja com todos os itens para a festa! kkkkkk Gente, parecia Natal! Comprei as latas que seriam as bases dos arranjos de flores (duas em formato de regador, um mimo!), os pratos, as bandejas de mdf e mais alguns itens fofos que dariam o tom da festa, como as louças em formato de galochas, dois caixotinhos de madeira e muitas forminhas em formato de flor para os docinhos.

No dia da festa, a Luanna chegou bem cedo e ainda me trouxe umas peças extras de cortesia para ambientação da festa. Minha irmã e eu fomos colocando os docinhos nas forminhas de flor com a ajuda da minha sogra. Montamos a mesa com muita paciência, amor e os toques da Luanna.

*Depois quero fazer um vídeo mostrando os itens que eu comprei e dando dicas de como montar a mesa do bolo. Me mandem comentários se vocês gostariam desse vídeo, ok?*

As flores

Para uma festa com o tema Jardim elas não poderiam faltar. Fui a uma floricultura aqui pertinho de casa (a Mega Flores) e conversei bastante com a florista. Escolhi flores do campo, mini margaridas e gérberas para os 6 arranjos da mesa de bolo e mais 12 vasinhos de calandivas para decorar as mesas dos convidados.

Os doces

Busquei fornecedores de docinhos no facebook e fiz alguns orçamentos. Conversando com uma amiga, peguei indicação de uma doceira, a Desirre. Fomos eu e a dinda Fernanda até lá e fizemos um degustação. Tudo muito bom, a moça uma simpatia. Encomendei 210 docinhos (brigadeiro, dois amores, trufa de chocolate, trufa de maracujá, cestinha de cereja, fondado com nozes), mais 20 mini cupcakes, 20 pirulitos de chocolate e 10 maçãs decoradas.

Para completar, minha irmã, também madrinha da Mariana, ainda me deu de presente pães de mel deliciosos, feitos pela minha prima Lívia, em Goiânia. Os pães de mel chegaram em Curitiba nas vésperas da festa muito bem embalados e eu simplesmente surtei quando vi o tamanho do doce: enorme! Embrulhamos cada um em tecido de poá em pink e amarelo. Cada convidado ganhou um pão de mel no fim da festa e foi sucesso absoluto.

Como se já não tivéssemos doces o suficiente, rsrsrsrsrs, minha tia Ruth me mandou os mimosos alfenins, feitos pela mãe dela, a Dona Sílvia, lá da cidade de Goiás. Os alfenins são feitos de uma massa de açúcar e polvilho, moldados à mão, um por um em diversos formatos entre flores e bichinhos. Uma delicadeza só.

O bolo

Eu tinha resolvido que queria um naked cake para a festa da Mariana, pois tem tudo a ver com o tema. Zapeando pela internet encontrei fotos dos bolos da Cheia de Graça Patisserie. Visitei a loja, provei algumas sobremesas e mais tarde fiz contato pelo e-mail. A Graça, dona da loja me explicou tudo certinho os detalhes do bolo e decidimos por 3kg de pão de ló recheado com trufa de frutas vermelhas, decorado com frutas e gérberas.

O bolo foi presente da Fer e fez o maior sucesso! Muita gente ainda não conhecia o naked cake e ficaram encantados com a decoração de frutas frescas e gostosas. Eu tinha receio que, depois da avalanche de docinhos, as pessoas não provassem o bolo. Engano meu! Quase todo mundo comeu e elogiou muito. Pessoalmente, eu que sou absolutamente amante de chocolate, me surpreendi muito com o sabor do bolo. Um bolo sem chocolate pode ser absolutamente leve, fresco e delicioso!

A comida

Como os meus pais viriam para a festa, deleguei essa parte para a minha mãe, que é a banqueteira oficial da nossa família em Goiânia. Ela sugeriu que servíssemos tortas: de frango, de ricota e escondidinho de carne. As tortas de frango e ricota ela trouxe de Goiânia, devidamente resfriadas. O escondidinho de carne ela fez aqui em casa mesmo, com a ajuda do meu pai que amassou todos os 2 quilos de mandioca cozida com um garfinho. kkkkkk Só pai e mãe para fazer isso pra mim! kkkkkk

Para acompanhar, teve suco, refrigerante, cerveja e água. No esquema ‘todo mundo é de casa e se serve a vontade’. (Não contratei garçom, os amigos foram servindo uns aos outros, sem cerimônias. Mas é importante frisar que a festa era para 40 convidados somente, ok?)

Os brinquedos

Meu marido e eu estávamos com muito medo de que chovesse no dia da festa e acabamos deixando a locação de brinquedos para última hora. Pensamos numa parte coberta do lado de fora do salão onde talvez eles pudessem ser montados. Liguei na véspera para uma moça que tem os brinquedos e loquei uma piscina de bolinhas e uma cama elástica.

Bem no horário de início da festa caiu um dilúvio e molhou a cama elástica, mas a piscina de bolinhas estava protegida. Os convidados acabaram chegando depois da chuva e aos poucos algumas crianças corajosas encararam a cama elástica molhada mesmo e foi pura diversão! rsrsrsrsrs Pra criança não tem tempo ruim! Até meu marido pulou na bendita com a Mariana.

A minha decepção foi a piscina de bolinhas. Na hora da montagem eu estava correndo com a decoração e não notei que a mesma não estava em bom estado de higiene. As bolinhas e o fundo da piscina estavam sujinhos, as bolinhas estavam meio desbotadas e muitas delas estavam amassadas. Não curti e não vou divulgar o nome desse fornecedor. Ficou a experiência para mim! (e pra você, leitor, rsrsrs)

A fotografia

Quem fez o registro da nossa festa foi a nossa amiga Cleone Rios. Como sempre, ela chegou cedinho e muito paciente fez várias fotos lindas.

—————————————————————————————————————-

Hoje, escrevendo o post e olhando as fotos eu me dei conta de quanta coisa eu tive que decidir e escolher, como foi difícil, mas muito prazeroso planejar essa comemoração. Percebi nas fotos quantas pessoas queridas e maravilhosas Deus colocou no nosso caminho aqui em Curitiba; o quanto a Mariana curtiu a festa e o quanto as pessoas curtiram a Mariana!

Entendi o quanto é importante permitir que as pessoas queridas também participem desse momento conosco, como é necessário delegar algumas coisas para essas pessoas de confiança e que o planejamento com antecedência faz muita diferença. Sou muito grata a todos que participaram desse dia, que de alguma forma contribuíram para que a festa fosse gostosa e divertida. Amo vocês!

*Vou me limitar a postar fotos da decoração pra vocês, pois sei que alguns dos nossos amigos poderiam não gostar de ter a imagem divulgada aqui.

Festa Mariana 1 ano WEB-16 Festa Mariana 1 ano WEB-35 Festa Mariana 1 ano WEB-14 Festa Mariana 1 ano WEB-10 Festa Mariana 1 ano WEB-9 Festa Mariana 1 ano WEB-213 Festa Mariana 1 ano WEB-8 Festa Mariana 1 ano WEB-4 Festa Mariana 1 ano WEB-5Festa Mariana 1 ano WEB-31Festa Mariana 1 ano WEB-36

Festa Mariana 1 ano WEB-26 Festa Mariana 1 ano WEB-27

Festa Mariana 1 ano WEB-41Festa Mariana 1 ano WEB-46Festa Mariana Web (113)Festa Mariana Web (118)

Festa Mariana 1 ano WEB-141

Festa Mariana Web (10)  

9 ideias sobre “A primeira festa de aniversário: o Jardim da Mariana

  1. Parabénsss, ficou tudo genial!!! Dá para se repensar em muitas coisas antes de planejar uma festa! Maravilhosa festança! A decoração fez nos encantar os olhos!!!

  2. Ficou um sonho. Lindo e original! Ótimas dicas no post. Bjs

  3. Eu também ajudei no escondidinho! Kkkkk
    Amei o post amor! No começo não achava que valia a pena fazer, mas depois do ocorrido faria tudo de novo! Beijão e Amo Vocês!

    • Obrigada amiga! Eu amo uma festa! Rsrs Já penso no próximo aniversário! Bjs!

Os comentários estão fechados.