Considerações sobre o meu parto

Agora que o meu relato de parto já está publicado, quero deixar alguns comentários registrados aqui. São impressões e críticas sobre o meu parto, coisas que demorei para digerir, coisas que faria diferente. Apontamentos muito pessoais, que dizem respeito somente a minha experiência,  mas que eu acredito que são relevantes, principalmente para quem está desejando um parto normal também.

  1. Meu relato não foi 100% fiel. Nada que eu escreva vai ser capaz de reproduzir completamente o evento do parto. A percepção das coisas fica meio que embaçada, de modo que eu sei que omiti algumas coisas, até para que o relato não ficasse grande demais.
  2. Eu não fiquei totalmente certa da necessidade da anestesia. Na hora eu segui a sugestão do obstetra, mas hoje eu vejo que a anestesia me tirou o contato direto com a Mariana na sua primeira hora de vida.
  3. Me arrependo de não ter tido um contato pele a pele com a Mariana assim que chegamos no quarto. Hoje eu penso que devia ter ficado com ela nua no meu colo, oferecido o seio com mais afinco. Mas na hora ali eu não me lembrei disso.
  4. Gostaria de ter feito o carimbo da minha placenta em papel.
  5. Talvez se eu tivesse uma doula, eu não teria deixado passar coisas que eram importantes pra mim. Uma doula teria me ajudado em relação a esses pontos que escrevi acima. Rsrsrs
  6. Queria que meu parto tivesse sido natural, sem ruptura de bolsa, sem anestesia, em uma posição que eu tivesse escolhido.
  7. Gostaria de ter feito um plano de parto e conversado abertamente com o meu médico sobre as minhas expectativas.
  8. Conhecer as fases do trabalho de parto me ajudou a manter a calma e a chegar na maternidade com alguma dilatação. Se você tem noção do trabalho de parto, você tem mais controle da situação.
  9. Entender que dor é diferente de sofrimento é fundamental no processo.
  10. Ter apoio do seu companheiro é muito importante, pode determinar o desfecho do seu parto.
  11. Escolher o médico certo faz toda a diferença. Não adianta você querer um parto natural se a taxa de cesarea do seu médico é praticamente 100%.

4 ideias sobre “Considerações sobre o meu parto

  1. Adorei td que li!!! Fico imaginando como será comigo e o Miguel…. esse momento se aproxima e só de pensar me emociono!!!!rs Lendo suas considerações finai sobre o parto, vejo que estou no caminho certo, mas ainda preciso melhorar alguns pontos… principalmente no que diz respeito à reconhecer as etapas do trabalho de parto… eu mais que ninguém preciso disso para aprender ser menos ansiosa e acabar colocando td a perder….. Mas isso! Parabéns pelas postagens! Fico imaginando cada detalhe… é como ler um livro, aquele que prende e que encanta!!! Beijos

    • Oi Giselle! Obrigada pelo carinho! Suas palavras me motivam a continuar escrevendo. Beijos!

  2. Oi Tammy! Ler seus posts é sempre muito legal e emocionante. Sempre tem algum relato que me faz ficar igual manteiga derretida 🙂 Saudades!

Os comentários estão fechados.