Agora que o meu relato de parto já está publicado, quero deixar alguns comentários registrados aqui. São impressões e críticas sobre o meu parto, coisas que demorei para digerir, coisas que faria diferente. Apontamentos muito pessoais, que dizem respeito somente a minha experiência, mas que eu acredito que são relevantes, principalmente para quem está desejando um parto normal também.
- Meu relato não foi 100% fiel. Nada que eu escreva vai ser capaz de reproduzir completamente o evento do parto. A percepção das coisas fica meio que embaçada, de modo que eu sei que omiti algumas coisas, até para que o relato não ficasse grande demais.
- Eu não fiquei totalmente certa da necessidade da anestesia. Na hora eu segui a sugestão do obstetra, mas hoje eu vejo que a anestesia me tirou o contato direto com a Mariana na sua primeira hora de vida.
- Me arrependo de não ter tido um contato pele a pele com a Mariana assim que chegamos no quarto. Hoje eu penso que devia ter ficado com ela nua no meu colo, oferecido o seio com mais afinco. Mas na hora ali eu não me lembrei disso.
- Gostaria de ter feito o carimbo da minha placenta em papel.
- Talvez se eu tivesse uma doula, eu não teria deixado passar coisas que eram importantes pra mim. Uma doula teria me ajudado em relação a esses pontos que escrevi acima. Rsrsrs
- Queria que meu parto tivesse sido natural, sem ruptura de bolsa, sem anestesia, em uma posição que eu tivesse escolhido.
- Gostaria de ter feito um plano de parto e conversado abertamente com o meu médico sobre as minhas expectativas.
- Conhecer as fases do trabalho de parto me ajudou a manter a calma e a chegar na maternidade com alguma dilatação. Se você tem noção do trabalho de parto, você tem mais controle da situação.
- Entender que dor é diferente de sofrimento é fundamental no processo.
- Ter apoio do seu companheiro é muito importante, pode determinar o desfecho do seu parto.
- Escolher o médico certo faz toda a diferença. Não adianta você querer um parto natural se a taxa de cesarea do seu médico é praticamente 100%.
Adorei td que li!!! Fico imaginando como será comigo e o Miguel…. esse momento se aproxima e só de pensar me emociono!!!!rs Lendo suas considerações finai sobre o parto, vejo que estou no caminho certo, mas ainda preciso melhorar alguns pontos… principalmente no que diz respeito à reconhecer as etapas do trabalho de parto… eu mais que ninguém preciso disso para aprender ser menos ansiosa e acabar colocando td a perder….. Mas isso! Parabéns pelas postagens! Fico imaginando cada detalhe… é como ler um livro, aquele que prende e que encanta!!! Beijos
Oi Giselle! Obrigada pelo carinho! Suas palavras me motivam a continuar escrevendo. Beijos!
Oi Tammy! Ler seus posts é sempre muito legal e emocionante. Sempre tem algum relato que me faz ficar igual manteiga derretida 🙂 Saudades!
Obrigada pelo carinho Brenda! Leia e compartilhe. Saudades!