Meu bebê chupa dedo

Quando a Mari tinha uns 3 meses de idade, começou a chupar o dedo polegar. Marcos e eu ficamos preocupados que isso se tornasse hábito. O Marcos muito mais que eu. Confesso que achava muito bonitinho a Mari mamando o dedinho! rsrsrsrs Foi na consulta com o pediatra que a semente da discórdia foi lançada aqui em casa: “bebê não pode chupar o polegar, dá chupeta pra ela. “

Eu sempre odiei chupeta, acho feio, nada higiênico, artificial. A Mari sempre foi uma recém nascida muito calma, dormia bem, nunca tinha pensado em dar chupeta pra ela. Na minha casa, minha irmã e eu fomos criadas sem a bendita e pra mim o normal era não dar. Antes de ser mãe eu sempre pensava que jamais daria chupeta pra um filho meu. Pensa na raiva que eu fiquei desse pediatra! rsrsrsrsrs

O Marcos também tem horror à chupeta, mas a máxima de que a Mari não deveria mamar o dedo atazanava a cabeça do meu marido. Então se ele via a filhota chupando o dedo ele tirava na hora. E é claro que ela chorava. Me dava uma pena, discutia com ele, argumentava, brigamos algumas vezes. Quando eu via que ela mamava o dedo eu oferecia o seio, pois sabia que podia ser sinal de fome. Mas algumas vezes ela chupava o dedo dormindo e eu deixava, fingia que não via. rsrsrsrs

meu bebe chupa dedo

meu bebe chupa dedo

Quando o Marcos contou por telefone para a família em Goiânia que a Mari chupava o dedo veio a enxurrada de palpites: dá chupeta pra ela, chupeta é melhor que dedo, as filhas da fulana chupam chupeta e estão aí com dentes perfeitos, chupeta é bom e não faz mal, etc. Eu respondia que não daria e argumentava que chupeta poderia atrapalhar a amamentação.

Nesses momentos a maior arma da gente é a informação. Corri no GVA, o grupo virtual de amamentação, e me muni de muita informação boa. Li que chupar o dedo é normal pois o bebê descobre o mundo através da boca, e o seu corpinho é parte desse mundo a descobrir; aprendi que a chupeta causa confusão de bicos e pode atrapalhar a amamentação e o ganho de peso do bebê, porque ‘tapeia’ a fome; conheci evidências de que o dedo ou a chupeta causam danos parecidos na boquinha do bebê; e o mais importante: bebê que mama em livre demanda tende a deixar o hábito sozinho. Essa foi a informação que mais me fortaleceu.

Mostrei os textos para o marido mas ele continuava relutante me dizendo que não deixaria a Mariana mamar dedo perto dele, que eu deveria colocar luvas nela, que ele não ia deixar. Com a mesma franqueza eu bati o pé dizendo que quem ficava o dia todo com ela era eu e que eu iria respeitá-la, que eu confiava na amamentação e que essa fase iria passar. Eu sou muito cabeça dura nessas horas. “Me mostre evidências científicas ou nada feito. Pode pegar seu achismo e enfiar na sacola, amigo.”

Assim eu desencanei e deixei a Mari sossegada mamando o dedo ou a mãozinha toda. No meu ver ela tinha todo o direito de explorar o corpo dela. Entendi que existe uma coisa chamada sucção não nutritiva, que acontece no seio, com o dedinho ou com a tal da chupeta. Deixava a minha filha mamar no seio o quanto ela precisasse, esperando que a sucção do seio a deixasse satisfeita.

E foi assim que a fase mamar o dedinho passou sozinha. Acho que durou um mês. Aos poucos ela foi deixando o dedo e de repente não acontecia mais. Valeu muito a pena confiar nas informações de qualidade, ler os artigos científicos, conversar com gente que realmente entendia de aleitamento materno e desenvolvimento infantil.

Saí dessa experiência fortalecida e confiante no meu jeito de ser mãe. Porque cada uma tem o seu e a gente precisa respeitar. Para muitas mães a chupeta é uma mão na roda, pra outras não. Embora eu conheça alguns bebês que usam chupeta e ainda continuam no aleitamento materno, eu não queria arriscar. Eu sabia que a chupeta é vilã da amamentação e a minha escolha foi essa. Palpites sempre vão existir, mas como mães não temos que justificar as nossas escolhas para ninguém.

*Quer acessar essas informações sobre dedo e chupeta? É só entrar no blog do GVA clicando aqui.

2 ideias sobre “Meu bebê chupa dedo

  1. Que bom ler seu post! O Heitor está nessa fase e não aceitou de forma alguma a chupeta. Mama em livre demanda, espero então que a fase passe! Bjos

    • Sim amiga, essa fase passa e você vai ter saudades! Deixa ele mamar a mãozinha, faz parte do aprendizado! Beijos e obrigada por comentar.

Os comentários estão fechados.