Os 9 meses da Mariana

Hoje eu vim contar como está o desenvolvimento da minha pequena, que recém completou seus 9 meses no dia 16/09.

Eu fico impressionada com a velocidade com que a Mariana cresce e se desenvolve! É uma mudança constante e quando eu penso que decifrei a ferinha, ela muda de fase e me surpreende de novo. Os 9 meses foram um marco, um salto muito grande no desenvolvimento dela.

  • Há semanas ela vinha ensaiando engatinhar, se arrastava pela casa toda, explorando o ambiente. No último domingo o Marcos saiu para fazer uma prova e ficamos as duas em casa. Me sento para mexer no notebook e… Mariana vem engatinhando até mim! Fiquei eufórica! Arranquei a calça e as meias dela (o piso aqui em casa é laminado e desliza muito) peguei a câmera e a coloquei no corredor. Ela engatinhou pelo corredor todo, sem titubear! Fiquei babando!
  • Começou a bater palminhas! Eu sei que muitos bebês batem palminhas cedo, com 6, 7 meses. Mas a Mariana não. Ela simplesmente não abria as mãozinhas! Já tinha aceitado que a garotinha devia ser ‘mão de vaca’ e desistido de insistir no treino da palminha. Mas de repente aparece batendo palminhas sem parar.
  • Come bem na sua cadeira de alimentação. Essa cadeira foi o melhor investimento que fizemos nos últimos tempos! Eu já tinha iniciado a alimentação da Mariana com um misto de BLW e o método tradicional da comida amassada, mas acontece que ela gosta da comida pedaçuda e gosta de comer com as mãos. Coloco a bebê na cadeira, pico uma banana na bandeja e ela se alimenta o quanto quer. Claro que em alguns dias ela come bem pouco e faz uma super bagunça, mas vejo que o interesse dela pelos alimentos cresceu muito desde que o cadeirão chegou por aqui.
  • Engatinha atrás de mim o dia todo, chamando ‘ah mã’. Eu correndo pela casa com os afazeres domésticos e ela atrás de mim ‘ah mã, ah mã’.
  • Está dormindo no chão, na sua caminha nova, baixinha, tipo cama auxiliar. A cama mal chegou em casa e ela já aprendeu a descer e a explorar o quarto. (Em breve faço um post contando a mudança no quarto dela).
  • Tem dormindo melhor, finalmente! Mariana teve crises de insônia desde os 7 meses de idade mas, agora que completou os 9, voltou a dormir melhor. Dorme às 23h, acorda na madrugada para mamar e já apaga de novo. Ali pelas 6h ela acorda novamente e outro mamá. Dorme até as 9:30h. A soneca da tarde ainda está irregular, mas creio que tende a melhorar.
  • Ainda não aceita bem outros líquidos, além do leite materno. Não é grande fã de sucos (só ofereço o natural ou integral de uva ou maçã).
  • Deve estar perto dos 9kg, e já usa roupas tamanho 1. Nos pezinhos calça 16.

Aqui vou deixar algumas fotos do ensaio fotográfico dos 9 meses. Foram feitas pela amiga Cleone Rios. Você pode conferir mais do desenvolvimento da Mari pelo meu instagram (Tammy Pires) e pela página no facebook.

Mariana 9 meses_-5 Mariana 9 meses_-71
Mariana 9 meses_-231